segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Iolanda Costa



feito cabras correndo no pasto


I

habitas a minha fome de saber-me órfã, por inteiro. e tudo o mais foi feito para acompanhar-me: a compra, o doce, a louça, a palavra louca encharcada de mel e própolis.

II

e quem precisará de companhia? verterei os flancos, os caminhos inteiros obstruirei. farei orações, brincarei com gatos e me alimentarei apenas do necessário. o etílico e o retórico serão esquecidos e, aos sábados, visitarei a minha filha.

III

não me tragas o mundo! quero esquecê-lo quando estiver segurando as ameixas. do meu ventre, nenhuma tormenta. e a paz aos meus pés andados.

IV

no equinócio não esquecerás de trazer-me as flores e eu te agradecerei com almofadas e sopa quente. leremos os irmãos grimm e sonharemos com cabras correndo no pasto.

V

cedo ou tarde à infância voltarei e às suas intransferíveis lembranças. mas nunca compreenderei o porquê de sândalo, bartolomeu, e agamenon terem esses nomes e serem crianças. e eu já apreciava vocábulos de coisas chamadas.

VI

persegues, então, essa mulher de olhar pervagante que se ocupa de questões absolutamente desnecessárias, não crê na política de cotas e outras novidades que não toquem no humano de nós: olho aberto para o invisível e a minha cara na frente do espelho.

VII

e não temos o nítido olhar do girassol e nem a gosma discreta das lesmas. minha cabeça está na varanda. por entre o olho e o afago, o alho, a fuga, a bandeja e a toalha: “Berra, cabrinha, põe-te mesinha! Berra, cabrinha, tira a mesinha!”. e tudo obedecia.


Iolanda Costa
Itabuna – BA (1967)

7 comentários:

  1. Iolanda traz no verbo a força subterrânea do lirismo selvagem. É uma escritora! A sua poesia é do tipo que encanta e reverbera na alma. Gosto dos seus escritos e gosto também da pessoa. Iolanda inspira e escreve: é uma mulher importante na história de muitas gentes e participa como promotora de poesia da minha vida universitária. A bela e jovem artista que estava por lá e foi embora: FESPI/UESC. E deixou sementes férteis dentro de nossas almas juvenis. Iolanda é eterna! Rita Santana

    ResponderExcluir
  2. Leio você e esqueço do planeta terra. De fato, fixo residênica em Marte, como tanto sonhei. Você é a minha condutora poética. Eu sou o vento palavra que vai em nome das construções e desconstruções sintáticas. A forma mórfica dos seus vernáculos são alucinógenos para os olhares humanos e desumanos. Sou todo seu fã.

    ResponderExcluir
  3. Amiga, eu não tenho o "nítido olhar do girassol e nem a gosma discreta das lesmas..." mas posso perceber, ver e sentir , desse meu jeito sem jeito, o seu sensível cuidado com as palavras lambuzando-as de mel literário, deixando as marcas do seu coração e da sua incontida dedicação em cada criação artística! Gostei muito de sua foto, dessa sua intenção... enfim, sou sua fã! Ray Santana

    ResponderExcluir
  4. Amor, maior que os ventos,
    os vulcões, as explosões,
    maior que a natureza,
    os sertões, inundações e depressões,
    mananciais, florestas,
    amor germinal, sutil,
    dado por morto,
    cristalizado,
    em venturas naufragado,
    nas masmorras
    e nos templos da alma.
    Amor, amor maior,
    que numa dobra do destino,
    ressuscitou das sombras,
    doce vírus se alastrando
    em vertigem,
    o fogo dos mil anos,
    paixão fulgente,
    alvoroçando o sangue,
    o coração,
    cerzindo desvelado
    as cicatrizes e a flor
    dos amantes.

    ResponderExcluir